jul 09

E-GoldO mais popular meio de transações online é o oferecido pelo site e-gold.com. Pertence a Gold & Silver Reserve LLC, , com sede em Nevis, uma ilha da Comunidade Britânica no Caribe. Surgiu em 1996 com a finalidade de facilitar as transações B2B (business-to-business) mas, em 1999 abriu para o público em geral. Transaciona 4 dos metais preciosos (ouro, prata, platina e paládio) eletronicamente já que, naturalmente, não há como transmitir metais físicos por meio eletrônico. Assim, suas moedas são denominadas e-gold®, e-silver®, e-platinum® e e-paladium® que, genericamente, chamamos de e-currency (e-moeda ou moeda eletrônica). Juntamente com o e-bullion (do site e-bullion.com, do qual falaremos mais adiante) são os dois únicos comprovadamente lastreados pelos respectivos metais. Sua reserva de ouro totaliza 1,662.41188 kg, dos quais, 54% estão depositados nos cofres da JP Morgan (Londres). Mais adiante, encontrará um link para abrir uma conta. Antes que o faça, é importante que tenha em mente que o e-gold® é a mais popular e segura moeda eletronica. Isto faz com que seja a mais visada por hackers. Naturalmente, a administração do site adota diversas medidas de segurança, algumas até um tanto incômodas para o usuário. Não negligencie nenhuma delas. Por exemplo:

  1. Nunca use uma senha (passphrase) com menos de 15 caracteres alfanuméricos absolutamente aleatórios (maiúsculas, minúsculas e algarismos – não use caracteres especiais), isto é, não junte mais do que 2 ou 3 letras que possam formar uma palavra em nenhum idioma. Para digitar senhas o site e-gold.com é dotado de um dispositivo especial; o teclado SRK. NUNCA USE O TECLADO PARA DIGITAR SENHAS E NUNCA USE A FACILIDADE DO PREENCHIMENTO AUTOMÁTICO PROPORCIONADO PELOS BROWSERS. (No capítulo “Segurança” há mais explicações e a sugestão de um excelente software gerador e gerenciador de senhas.) ANOTE A SENHA!!! pois não há confirmação por e-mail.
  2. Preencha o formulário de cadastramento com dados absolutamente reais, verdadeiros e completos (nome, endereço, telefone, etc..). O site e-gold® não possui sistema de recuperação automática de senha. Caso necessite, há necessidade de confirmação por telefone de tais dados (eles ligam no número cadastrado) e, muitas vezes, só enviam por correio convencional.
  3. Use um endereço de e-mail em que tenha a certeza (ou quase) de que receberá a mensagem (ao logar no site há um sistema de reconhecimento do usuário pelo IP, que deve confirmar entrando um código válido por 15 minutos enviado por e-mail automático).
  4. O site e-gold® adota a política de JAMAIS tomar a iniciativa de enviar e-mails avisando sobre qualquer coisa, isto é, somente enviam respostas. Vale dizer: todo e qualquer e-mail que, aparentemente, tenha vindo deles É GOLPE!
  5. Jamais clique em algum link em e-mail. Sempre que visitar o site para entrar na conta DIGITE o endereço ou use o que tiver guardado nos Favoritos (mais recomendável).
  6. Uma vez por mês, em geral, no último dia, o site sai fora do ar para manutenção. Habitue-se a ver o calendário clicando em “Scheduled Downtime” na página principal. Aproveite para ler as dicas de segurança clicando em “Securety Alert”.

É muito fácil e simples gerenciar uma conta de e-currency. Acima está o menu do e-gold.com que, com com alguma diferença específica, é semelhante aos demais. Em caso de alguma dúvida clique no “?” ao lado de cada item.

  • Login/Logout – Alterna estas duas legendas conforme estando logado ou não. É sempre muito importante clicar em Logout ao sair da conta. Nunca deixe alguma possibilidade para que algum hacker aproveite uma porta aberta. Caso erre a senha por 3 vêzes o acesso será bloqueado por 15 minutos. A insistência poderá causar bloqueio permanente (ou até que prove sua identidade).
  • Balance – Saldo. O e-gold.com transaciona, eletronicamente, apenas os metais em peso (onça troy ou gramas). Entretanto, para facilitar a visualização do valor em alguma unidade monetária, há diversas opções.
  • Spend – Despender, pagar, gastar. Surge um formulário onde deverá preencher com o número da conta-destino, o valor da transação (pode ser em qualquer das moedas disponíveis), a unidade (peso ou unidade monetária), a senha (novamente, não use o teclado), o Memo (uma breve descrição – até 50 caracteres e pode ficar em branco, o que não é recomendável) e um Turing # (um número que deve ser copiado da figura, do mesmo tipo exigido no login). Ao clicar no botão “Spend” aparece uma tela com os mesmos dados e mais o nome da conta-destino. Se for a primeira vez que está transferindo para aquela conta aparece um aviso em vermelho, alertando. Sempre veja se está transferindo para a conta correta. O e-gold.com, com razão, não se responsabiliza por transferências para contas erradas. Portanto, quando solicitar pagamento a alguém, sempre forneça as duas informações (número e nome). Clique no botão “Confirm” apenas uma vez. Embora possua dispositivo de segurança para evitar dupla transferência, convém não facilitar. Em seguida aparece a tela de confirmação incluindo o número da transação (Batch #).
  • Redeem – Remir, resgatar. Solicitar o envio do metal físico ou trocar de metal. Cuidado: a taxa é elevada, a operação não é instantânea e a grande maioria dos comerciantes e usuários só aceitam ouro.
  • History – Histórico. Extrato detalhado da movimentação. É aqui que se verifica a correção do valor recebido. Há diversas opções e/ou seleções possíveis. Aqui aparecem os valores brutos das transações, sem o desconto da taxa de transferência, sempre paga pela conta recebedora. A % varia de acordo com o valor da transação e da cotação, que é em tempo real. Cuidado! Transações abaixo de 0.10 USD pagam até mais de 50%. Verifique valores de taxas na nossa calculadora.
  • Account Info – Informações cadastrais. Mantenha-as todas absolutamente atualizadas ou poderá não provar ser o usuário da conta em caso necessário.

Como se vê, o e-gold.com não transaciona dinheiro, eletrônico ou não. Tanto para depositar como para resgatar é necessário comprar/vender de/para alguém, usuário ou mercador. (Mais adiante tratamos deste assunto.) Apesar desta deficiência é praticamente obrigatório ter uma conta e-gold, pela popularidade, pela credibilidade, pela aceitação e pelas facilidades técnicas que oferece para transações.

Clique aqui (abre outra janela) para abrir sua conta e-gold®, que é gratuita. Navegue pelo site e conheça mais detalhes sobre este fantástico e seguro meio de transações. Clique em “Create An Account”. Leia os termos de uso e siga as instruções.

Fonte: www.bolaonaweb.com.br

Postado por Érico Almeida
Tags: , , , , , , , , , , ,


Escreva um Comentário

Current day month ye@r *