ago 23

Um bom planejamento financeiro deve ser parte de um Planejamento de Vida 

A vida é muito insólita (inesperada), mas nos tempos atuais temos boas chances de planejá-la razoavelmente, já que temos muitos conhecimentos (sabedoria nem sempre), muitos recursos (medicina preventiva, seguros, anticoncepcionais, etc) e muitas opções de investimento.

Na época de nossos pais ou avós, praticamente o único investimento que existia era o imobiliário, enquanto hoje em dia uma gama enorme de possibilidades está disponível.

Claro que o passo mais difícil para podermos investir decentemente é obter um capital mínimo, depois fica mais fácil.

Para se obter esse capital mínimo temos que voltar ao Planejamento de Vida, ou seja, estudar alguma coisa consistente com afinco, trabalhar muito, não ser consumista sem ser avarento, cuidar da saude, formar um círculo social saudável, ter serenidade com as paixões amorosas da juventude (se é que isso é possível), evitar filhos muito cedo e conter sua quantidade, etc

Se vc fizer essas coisas, sua vida tende a dar certo e vc provavelmente juntará um capital mais cedo ou mais tarde.

Quando vc já tiver algum, minha mais forte recomendação é não ser ganancioso. Pode-se perder rapidamente tudo que levamos uma década para construir.

Um divórcio com filhos tambem é em geral desastroso, por isso tente se casar com alguem do mesmo nível sócio profissional que o seu, pelo menos certas coisas ficarão atenuadas.

Outra regra de ouro é não colocar todas as suas fichas numa só aposta.

Vivemos num país muito inseguro, cheio de armadilhas, então procure não confiar em ninguem quando se trata de seu dinheiro.

Não existe negócio hiper rentável sem um risco correspondente.

Tente ir aprendendo por vc mesmo, há muitos livros que podem ajudar, os juros neste país são muito altos, invista em Renda fixa e nunca faça prestações pagando 150% ao ano, nem que seja pouco.

Ações são ativos de risco e uma carteira deve ser construida aos poucos, separando 5 ou 10% para empresas boas, aplicando técnicas de gerenciamento de risco.

Imóveis são bens com baixa liquidez e seus preços não devem disparar no Brasil enquanto os juros forem tão altos, alem de que dão problemas, e vc só deve se meter nesse ramo com muita grana e muito conhecimento, aproveitando certas oportunidades (que são raras), como fez o já citado Edson de Itapema.

Vivemos tb num país sem tradição de ter uma moeda estável, mesmo nos últimos 10 anos. Ter ativos em reais é um investimento junk na minha opinião (não que não se possa ganhar muito com junk trash) e uma reserva numa moeda decente é aconselhavel.

Mas investimentos em dólares ou outras moedas só têm lógica se estiverem rendendo, guardar verdinhas em baixo do colchão não tá com nada e é arriscado.

Muito cuidado com fundos de previdencia, a nossa historia não recomenda mesmo, exceto aquele da super empresa na qual vc trabalha, que complementa com 30% adicionais seus aportes e vc pode influir na gestão, ou confia nela. Nunca deixe que seu fundo de previdencia compre papeis de sua própria empresa.

Opções: é um mercado para profissionais mas que se está popularizando e tenho certeza que vai crescer muito. Acho que é um mercado que pode ser ilusório se vc não souber direito avaliar seus riscos. Neste caso, minha recomendação é estudar BS (não que isso te fará ganhar), fazer um curso conservador como o do Bastter, operar bem pouco talvez começando com venda coberta. É um mercado que toma tempo e vc deve conciliar isso com seu trabalho normal, caso o tenha.

Forex tb é para profissionais, quase um jogo, mas não recomendo. Para quem já tem mais de uma milha de dólares e quiser diversificar sua cesta, recomendo os mercados futuros reais se vc não estiver confortável com o dólar.

Uma das poucas coisas que realmente não recomendo no Brasil é vc tentar abrir seu negócio próprio tradicional, a não ser que vc tenha muito conhecimento desse negócio e seja uma pessoa especial, pq no Brasil tudo tende a prejudicar quem tenta produzir algo.

E lembrem-se: nada disso vale se vc não tiver saúde física e mental, se não tiver cultura, se não tiver facilidade de rir.

Postado por Lilian Ribeiro
Tags: , , , , , , , , , , ,


Escreva um Comentário

Current day month ye@r *